quinta-feira, 9 de setembro de 2010

This is really "Built to Order"

Anteontem comprei um dos novos iPod nano através da Apple Store. Eles ainda não chegaram às lojas, portanto, só fazendo o pedido pelo site da Apple. Mandei gravar uma mensagem no meu iPod, ou seja, ele será efetivamente e especificamente feito pra mim. E já foi feito. Numa fábrica em Shenzen, na China. E acabo de receber um e-mail da Apple dizendo que meu iPod acaba de ser despachado. Entrei pra rastrear o pacote e o histórico, efetivamente, começa na fábrica de Shenzen. A FedEx já pegou o bicho e ele está em algum lugar entre a fábrica e, imagino eu, o aeroporto (já que pelo prazo prometido não dava pra vir de navio).

Esse é o modelo de produção dos dias de hoje! Integração total do marketing (que cria o desejo pelo produto e o coloca a um clique de distância do cliente), produção (a ordem é disparada automaticamente a uma fábirca na China ou em qualquer outro lugar do mundo que produza com baixo custo e atendendo aos requisitos de qualidade) e serviço ao cliente (mantendo-o informado do exato paradeiro do seu pacote e reduzindo a ansiedade da espera pela entrega). Quantos exemplos podemos tirar deste simples exemplo e que devemos mostrar às nossas pequenas empresas que ainda estão, na sua maioria, longe de enxergar esta nova realidade?

2 comentários:

Lucas Ribeiro - CRMFLOW disse...

E o mais importante: A PERSONALIZAÇÃO! Outra grande tendência no mundo dos negócios e do marketing.

Os clientes não querem mais fazer parte da MASSA, querem ser o que eles realmente são, ÚNICOS.

Vivi Vilela disse...

A necessidade do cliente atendida + mercado + produção + personalização = cliente feliz e lucro no bolso do acionista.