quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Dia 17 - quarta - 22/09 - Tarde/Noite

Post light pra fechar o dia. Fechamos a tarde com o case da Russia na tentativa de entender a evolução da história daquele país desde a época de Gorbachev, passando por Yeltsin, Putin e Medvedev (segundo os russos da turma, um fantoche do Putin...). Case complexo, longo, difícil de digerir. Mas bastante interessante entender um pouco mais sobre o que motivou a abertura, a evolução do processo democrático, os mega-milionários que surgiram com a abertura e a dificuldade de mudar um sistema comunista para um capitalista da dia para a noite (que foi a tentativa de Yeltsen, á época). Aliás, a diversidade cultural da turma é um ponto fortíssimo, porque não ouvimos apenas a opinião de um professor, mas ouvimos também os contrapontos de quem viveu e vive a história que está sendo contada.

Na sequencia, foto da turma e a sequencia de eventos sociais, começando com o encontro com o Tushman e o  "rotating living group dinner". Questionei Tushman sobre a concentração de cases e dados apenas dos EUA, Europa e China e ele disse que esta prática está gradativamente mudando à medida em que outros players (como India e Brasil) passam a ter papel relevante na economia do mundo. Mas ainda assim, fiquei com a impressão de que foi uma resposta protocolar e de que a maioria dos caras ainda não se deram conta do que está acontecendo fora dos mercados tradicionais. A grande exceção é o Rivkin (estratégia competitiva), com quem tenho trocado e-mails regularmente e que se mostra extremamente interessado no que está acontecendo no brasil. Talvez pelo fato de seus pais terem morado em Campinas por dois antes dele nascer e, provavelmente, isto ter despertado um interesse adicional pelos laços anteriores que a família deve ter estabelecido com o País. Mas ele, de fato, parece mais antenado.

Para fechar, ao invés de reflexões e perguntas, fotos:

Living Group 41, em frente à biblioteca de Harvard. Da esquerda para direita, Tomás (japonês), Robert (Australiano, dono de um sotaque estupidamente britânico, chega a ser caricato), Gregg (em pé sem gravata, americano), Manish (indiano), Eu, Thuy (Vietnamita), Arno (Holandês) e Jason (Canadense).

Reunião com Tushman, o cavalheiro sentado sozinho no sofá grande. Nessas duas fotos dá pra ter uma boa idéia do nosso espaço comum, onde ocorrem as reuniões diárias e da vista que temos, que descobrimos hoje, é motivo de inveja de todo mundo porque são poucos os conjuntos de apartamentos que tem uma vista como esta da sua sala e, menos ainda, os apartamentos que têm a mesma vista (o meu tem!!!!).

E finalmente, a galera de outros living groups com os quais me misturei hoje. Da esquerda para a direita, Sean (Inglês, mora no Canadá), Rosemary (Tanzania), Syamrath (Tailandia), Bob (Austrália), Joseph (Americano), Eu, Farhan (India) e Miguel (Argentino, fazer o que... pelo menos ele é o único, e brasileiros, somos 4!!!!).

3 comentários:

Anônimo disse...

Uau!!! Photos!!! Como a gente imagina tudo diferente!!!
sucesso aí pra vc!

Anônimo disse...

de Jacarézinho para o Mundo, parabéns!!!

Ozelia disse...

Puxa Allan, quanta diversidade!
Uma experiência sem igual hein? parabéns! Ah e blog está ótimo!