segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Dia 01 - 06/09/2010 - Começou!!!!!!!!!!!!

Primeiro dia de AMP. Começou como um pesadelo...
Saíd e Miami as 6:50 da manhã para pousar em Boston as 10:50. Cheguei cedo, checkin tranquilo, tudo como manda o figurino. Vôo sossegado, serviço de bordo razoável. Chegando em Miami, depois de CINQUENTA minutos com cara de pastel na esteira de bagagens esperando a mala... ela não veio!!!! Detalhe: a minha e a de metade do avião!!!!!! Nunca vi disso!!!!!! Não estamos falando de alguns passageiros cuja mala, por alguma razão qualquer, se extraviou. Estamos falando de SETENTA passageiros num vôo de uma única perna, direto, que ficaram sem mala! Coisas assim, só mesmo a AMERICAN AIRLINES é capaz de fazer. Tempos atrás, no meio de uma confusão de vôos perdidos e depois de presenciar a American tentando acomodar um passageiro de Primeira Classe em classe econômica porque o vôo dele tinha atrasado por culpa da própria AA, tinha jurado pra mim mesmo que jamais voaria de American. Quebrei a promessa e a cara junto. Quem sabe, agora eu aprendo. Pra encerrar o assunto, são 22:37 e o que sei até o momento é que a mala chegou em Boston, mas quando vai chegar no meu quarto, aí já é querer demais...

Mas vamos ao que interessa! 15 minutos de táxi (ah, também não tinha táxi no aeroporto de Boston!!!!! Eeeeeeeeita, primeiro mundo.....), e cá estava eu na porta da Harvard Business School. Pra ficar numa única palavra, é impressionante. Não sei se pelo fato de que Harvard sempre esteve como um objetivo pra mim, mas o fato é que chegar aqui dá uma sensação bacana. O campus é espetacular! Prédios baixos, ruas arborizadas, tudo impecavelmente limpo e organização perfeita!

Fiz o registro, recebi a chave do meu quarto. As acomodações são organizadas em agrupamentos de 8 quartos em torno de uma área comum onde existe uma mesa de reuniões, computador, impressora, cozinha, sofás e TV. Nos quartos, de espaço bem reduzido, diga-se de passagem, o essencial: cama, escrivaninha, computador, banheiro. Sem luxo, mas funcional e de bom gosto.

Almoço no Kresge Boardroom, comida mediana para o meu paladar, pelo menos no almoço. Grande variedade de saladas, alguns pratos quentes, nada excepcional. formato orientado para interação, apenas mesas grandes para oito pessoas forçando o contato entre os participantes.

A partir das 13:30, primeira aula do curso: skills development. Basicamente, um seminário para falar sobre o método de estudo de caso, como estudar, como elaborar anotações que ajudem a lembrar do que se estudou em um caso, como ler o caso (sim, estratégia para ler o caso rápida e efetivamente, já que serão, em média, quatro casos de 30 páginas por dia!!!!), como se comunicar efetivamente (adorei essa parte, orientação sobre como ir direto ao ponto sem ficar enchendo linguiça, devia ser matéria obrigatória em certos meios profissionais...) e como estruturar apresentações breves. A estrutura da sala de aula é um show!!!!! Um sala de aula em formato de arena para 180 pessoas onde é possível escutar o professor com absoluta clareza e onde é possível ver o rosto de cada um dos participantes, exatamente para incentivar a interação. Break no meio do caminho, lanchinho mega-saudável (barras de cereal e granola e frutas), mais aula e por hoje é só.

Sequencia com tour no campus, do qual abri mão pra tentar resolver o negócio da mala, e reception dinner, com direito a barbecue no jardim (tipicamente americano).

Saí do jantar correndo pra ir pro único lugar aberto nas redondezas (hoje é feriado por aqui, labor day) e comprar pelo menos cuecas, meias e uma camisa limpa pra amanhã, já que só a American sabe se minha mala vai chegar ou não.

Aqueles 8 caboclos que moram no mesmo hall também formam o que eles chamam de "living group", que é o grupo que trabalhar junto nos cases e assignments. Pra se ter uma idéia da diversidade, meu grupo tem um Brasileiro (eu!), um Vietnamita, um Indiano, um Holandes, um Americano, um Australiano, um Canadense e um Japonês. Tem gente do mundo todo por aqui MESMO! E efetivamente, praticamente só primeiro escalão das empresas (CEOs, CFOs, COOs, e por aí afora).

Amanhã o dia começa cedo, já que antes da "aula inaugural" às 9h, tenho que rever as anotações do case da Nike que será o primeiro a ser trabalhado a partir das 9h45. Para se ter uma idéia da agenda, reproduzo abaixo o schedule de amanhã:

7:00 - 8:00 AM     Breakfast
9:00 - 9:30 AM     Opening Session
9:45 - 11:00 AM   Nike (A)
11:00 - 11:15 AM Break
11:00 - 12:00 PM Individual Preparation
12:00 - 1:00 PM   Lunch
1:00 - 1:45 PM     Discussion Groups
2:00 - 3:15 PM     Nike (B) & (C)
3:15 - 3:30 PM     Break
3:30 - 4:00 PM     AMP 179 Administrative Overview Session
5:45 - 6:30 PM     Reception with AMP Faculty
6:30 - 7:30 PM     Dinner

Fora isso, à medida em que o negócio engrene, só terão mais aqueles 4 cases diários pra ler. Mas isso é história pra outra hora...

4 comentários:

Rosângela Angonese disse...

Perder mala estando em Harvard pode ser perdoado, apesar de causar certo transtorno. Será a um tempo de muito estudo pelo jeito. O modelo de sala em "arena" é muito legal. Eu vi isso na própria Harvard e na Babson anos atrás. Isso é uma ideia boa para acabar com as imutáveis turmas de 25 pessoas (hahah). Bom estudo. Um abraço

Anônimo disse...

Muito bom acompanhar sua experiência. Legal é ter o privilégio de acompanhar passo a passo uma jornada incrível!! Boa sorte!! Estou aqui, aguardando mais um capítulo interessante desta história real. E sobre o estress da AA e as malas, relax!!!! vc está em Harvard!!!!

Unknown disse...

Impressionante mesmo! A descrição que você faz de tudo aí me faz voltar um pouquinho no tempo , e matar saudades! Nada como estar no primeiro mundo ,e principalmente, sentir e viver o que isso significa !
Eu lhe alertei que não teria muito tempo de folga, ne? Boa sorte , bons estudos e volte insuportavelmente harvard-inteligente :-)!!!

Renata Todescato disse...

Impressionante mesmo! A descrição que você faz de tudo aí me faz voltar um pouquinho no tempo , e matar saudades! Nada como estar no primeiro mundo ,e principalmente, sentir e viver o que isso significa !
Eu lhe alertei que não teria muito tempo de folga, ne? Boa sorte , bons estudos e volte insuportavelmente harvard-inteligente :-)!!!