sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Dia 19 - Sexta - 24/09 - Manhã

O dia começou com o Rivkin e uma galera jogando Wii em plena sala de aula. Uma cena no mínimo hilária, professor e alunos, numa sala de aula da Harvard Business School, se quebrando no Wii Tenis! :-D

Basicamente, porque estudaríamos na sequencia a indústria de videogames e a forma como a Nintendo conseguiu suplantar Sony e Microsoft. Aliás, essa é uma prática recorrente, os professores sempre trazem aqui de que vão falar pra sala de aula, amplia a experiência. Já teve gente usando tênis jnike de 20 anos atrás, trazendo pedaço de teto de casa, passando ferramenta pela sala, Snapple e Starbucks Frapuccino pra tomar no intervalo, e por aí vai.

Mais um case de análise de indústria baseado nas forças competitivas. E um exemplo "classe mundial" de uso do modelo das cinco forças pra analisar a indústria e neutralizar as forças existentes a fim de ganhar o jogo (como fez a Nintendo com o Wii). Num resumo bem resumido, a Nintendo conseguiu criar uma estratégia inteligentíssima ao:

- Sair da "guerra pela sala de estar", travada por Sony e Microsoft com seus consoles de alta tecnologia que pretendem ser a central de entretenimento da família. Fez isso trocando sofisticação tecnológica em termos de desempenho por sofisticação tecnológica em termos de inovação adotando a tecnologia de movimento;
- Evitar ficar no meio das metralhadoras que Sony e Microsoft estavam usando pra competir entre si. Só pra se ter uma idéia, a Microsoft já perdeu mais de USD 7 bilhões nessa guerra e Bill Gates afirma categoricamente que vai gastar o que for necessário pra ganhar não esta guerra, mas a guerra da próxima geração de consoles (e convenhamos, brigar com o Bill Gates disposto a gastar o que for preciso não deve ser lá uma grande estratégia... Como diz Rivkin, se você está numa indústria em que o pricnipal objetivo dos rivais não é ganhar dinheiro, você está em maus lençóis, porque isso vai corroer também a sua lucratividade);
- Ampliar a base de consumidores, saindo do tradicional nicho de heavy-gamers (16-34 anos) ampliando o seu público para 3-99 anos;

Simplesmente brilhante!

Para encerrar a manhã, frase de Warren Buffet:

"When a management witha  reputation for brilliance tackles a business with a reputation for bad economics, it is usually the reputation of the business that remains intact".

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Allan,
acompanhar seu blog diariamente, é como se estivéssemos fazendo sempre a melhor parte do curso. nada de aulas chatas ou ter que resolver exercícios, ler milhões de artigos, etc. Você nos dá o privilégio de ter a protéina do curso, quase que on-line. Acompanhar seu blog, ler os seus textos, é tão interessante que sempre me pergunto toda manhã, será que hj temos novidades!!?? Outra coisa, a forma como vc está postando os textos, em doses homeopáticas, ficou mais interessante para quem lê e fecha em um único post começo, meio e fim de um assunto, tá muito bem feito!!! Mas o mais legal, são sempre suas reflexões, e a forma como sua visão vai sendo testada e alterada sobre alguns temas conforme cada experiência que você está vivendo aí!!!
Sou sua fã!!!!

abçs

Nico disse...

Allan,

No Brasil também é notório que muitas empresas já estão enxergando esse novo nicho de mercado, o da terceira idade.

Abraços