domingo, 17 de outubro de 2010

E já que é domingo, vamos a mais um tema...

Essa veio do Vinícius Milani, consultor do Sebrae de Umuarama, que trouxe para o Sebrae experiência em uma companhia Israelense de Educação. E ele propõe, em comentário postado hoje, que "Inteligência se aprende, basta termos a metodologia correta". A partir desta afirmação, ele propõe uma discussão que me parece interessante e, até, relacionada com coisas que comentei nos posts de hoje: Inteligência, de fato, se aprende? Dá pra "ensinar" inteligência pra alguém (a exemplo do que ocorre com empreendedorismo ou liderança)? Ou é uma característica nata, e ou você tem, ou você não tem?

4 comentários:

Anônimo disse...

Oi Allan!!!
Tema interessante.
Acho que a inteligencia não se aprende, se desenvolve. No meu ver, ela é em parte a carga genética de cada um, em outra a influencia do meio. O que pode ser ensinado e estimulado, é a forma de pensamento, ler é um dos caminhos, discutir, dividir e construir o conhecimento é outro.
Fazer parte de um grupo de pessoas que pensam, raciocinam e questionam, é algo estimulante para a inteligencia. Mas ainda assim, creio nos fatores incoscientes e subjetivos que fazem com que as pessoas reduzam seu senso crítico, talvez por conformismo, limitação, mesmo preguiça, manipulação, etc...
Tipo, aquela cena clássica do Matrix - Red Pill & Blue Pill. http://www.youtube.com/watch?v=te6qG4yn-Ps

Anônimo disse...

Eae velho. São 03:00 no horário de verão deste domingo aqui no Brasil. Eu estava 2 semanas atrasado em relação ao blog mas hoje consegui por as leituras em dia e .. velho... acho que vc tá fud... porque não sei se vão te deixar parar de escrever coisas com essa qualidade de compilação de conteúdo depois de sua volta, aliás, não sei se voce vai aguentar ficar sem receber informações desta qualidade pra poder compilar não é!?
Com relação à proposição eu realmente nunca achei na minha vida nenhuma pessoa totalmente sem inteligencia em nada! levando-se em consideração que todas as pessoas que eu conheci nasceram "burras" concluo então que elas aprenderam essa "inteligência" de alguma forma. Eu, por exemplo, já to me achando mais inteligente depois deste blog hehehehehe.
Abraço, velho, boa sorte nesta reta final pois se que vc vai se cobrar muito pra conseguir demonstrar seu potencial, então CALMA, tenha PACIÊNCIA ... se conseguir kkkkk

Anônimo disse...

Pois é Allan, concordo com os colegas Anônimos e com o Vinicius Milani: inteligência se aprende sim. Existem inclusive técnicas para melhorar aspectos da(s) inteligência(s).
Ainda assim, daria prá montar uma matriz quadrada mais ou menos como esta:
|Nasce |Nasce |
|com aptidão|sem aptidão|
-----------|-----------|-----------
Procura | 1 | 2 |
desenvolver| | |
-----------|------------------------
Não procura| 3 | 4 |
desenvolver| | |
------------------------------------

Provavelmente o pessoal desejávem em nossas organizações se encontram entre os 1 e 2, pois damos ênfase à pró-atividade e à superação pessoal, certo?
Sei de pelo menos um caso em que um sujeito que achava que era "nível 2" no ensino básico descobriu, ao final de alguns anos, que não era menos inteligente na escola... só precisava de óculos.
Abraço,
Anônimo recorrente

Anônimo disse...

APesar de ser meio fora do time, farei o comentátio mesmo assim. Você viu o que o nosso presidente disse outro dia numa reunião. Foi algo mais ou menos assim: "para ter sucesso não precisa estudar, basta ter inteligência". De que tipo inteligência será que ele falava? É Claro, a dele. Acho que a essa tal "ïnteligência" vai se formando ao longo da vida, com estímulos, educação, família, oportundiades etc. Mas, uma coisa acho que é inata: a vontade, o querer ser melhor. E o que mostra se somos inteligentes ou não são os resultados que obtemos e a forma como nos comunicamos. Rosângela A.