terça-feira, 26 de outubro de 2010

Dia 50 - Terça - 26/10/2010

Último dia de cases. Hora de passar a régua e começar a empacotar tudo pra voltar pra casa. Agora, pela frente, apenas o planejamento do retorno (teremos um dia inteiro dedicado a este processo) e as aulas de encerramento. Este, portanto, será o último post regular.

Seguramente, ainda retornarei para postar comentários sobre as aulas de fechamento e, periodicamente, retornarei para manter atualizado um registro do retorno, da aplicação do aprendizado e de como as coisas rolaram na volta. Mas post de aula diário, este será o último.

Dia normal, 3 aulas. Primeira com Rivkin fechando os cases de estratégia com Ben & Jerry, fabricante de sorvete, e necessidades de mudança na estratégia. Trouxeram CEO de fora, o cara foi engolido pelos proprietários, e a empresa acabou vendida. Questões de cultura envolvidas, com foco principal na estratégia de reposicionamento de CEOs quando trocando de empregos. Conheça antes o que te espera.

Segunda aula, gestão de fundos de investimento socialmente responsáveis. Assunto muito específico, que revisitou as questões que já trabalhamos até aqui nas aulas de corporate accountability com foco em como fundos de investimentos fazem a gestão do seu impacto nas comunidades e que tipo de influência esta gestão pode ter no desempenho dos portfolios de investimentos (geralmente, o impacto é positivo).

E como último case do curso, o turnaround da Nissan liderado pelo brasileiro Carlos Ghosn. Case de interessantes lições do ponto de vista da gestão de processos de mudança. Muitas anotações que serão muito úteis nos próximos dias, enquanto começo a pensar na volta e planejar como este processo ocorrerá. A compartilhar com vocês, alguns comentários do próprio Ghosn sobre os aprendizados do turnaround:

  • A coisa mais importante de uma empresa é o nível de motivação dos colaboradores. Não adianta ter dinheiro e recursos. Sem gente motivada, não se faz nada. Por isso, seu principal missão foi ajudar a desenvolver alto nível de motivação;
  • Este processo de desenvolvimento do nível de motivação se dá a partir de duas coisas:
    • Criação de boas perspectivas, que sejam compreensíveis e tenham credibilidade;
    • Desenvolvimento do senso de propriedade - as pessoas da empresa têm que se sentir donas do processo de mudança e, principalmente, das conquistas
  • Inovação acontece, geralmente, a partir dos níveis mais baixos da organização.
  • Escute todo mundo.
  • Para gerir processos de mudança efetivos, concentre o trabalho no que precisa ser mudado. Se não está quebrado, não conserte!
Hoje a noite rola Boston Celtics e Miami Heat, jogo de abertura da temporada, ingresso caro, mas quando é que vou ter outra oportunidade de estar em Boston no dia da abertura da temporada da NBA? Portanto, vamos lá. Dizem que é uma noite especial, por ser o primeiro jogo. Além disso, o Miami está com um baita time e vai ser divertido ver Le Bron James e cia contra Shaq e cia.

Depois disso, amanhã é o "re-entry day", mas na prática, o planejamento do processo de retorno já começou. Eles dedicam muita importância a isso. Vários vídeos com depoimentos de AMPs de anos anteriores estão gravados com dicas sobre o que funciona e o que não funciona neste processo de retorno. Após 8 semanas imerso neste ambiente intenso e extremamente desafiante do ponto de vista intelectual e pessoal, é natural uma grande ansiedade na hora de voltar. E o re-entry day tem foco em ajudar a galera a controlar esta ansiedade, a estabelecer um plano coerente e que assegure que a mudança comece por onde tem que começar: com a gente, como seres humanos, antes de qualquer iniciativa dentro da empresa.

Quinta temos aulas de encerramento de finanças, estratégia e inovação ao longo do dia e o jantar de encerramento a noite, parada chique, no Four Seasons. Embora não esteja na programação "oficial", com certeza a noite não vai acabar cedo... Na sexta, aulas finais de marketing e economia internacional, colação de grau, e that's all folks.


Espero, sinceramente, que estas 8 semanas em que compartilhamos um pouco de tudo que rolou por aqui tenham sido, de alguma forma, úteis para vocês. Para mim, foram úteis demais! Parte do aprendizado deste processo foi, seguramente, oriundo dos comentários e das contribuições que vocês deixaram por aqui ao longo do tempo. Além disso, o "compromisso" de manter o blog atualizado me ajudou a manter a disciplina e isso permitiu criar um registro bacana do que foram essas oito semanas, dia a dia, não apenas do conteúdo trabalhado, mas também das reflexões e aprendizados que estes conteúdos proporcionaram. Vou levar a sério a idéia de colocar parte disso em um livro. E no retorno, vai ser bacana encontrar vocês pessoalmente nas várias palestras que seguramente vão rolar. O curso está acabando, mas a jornada está só começando...

7 comentários:

Anônimo disse...

Oi Allan,
o ar, já é de despedida. de saudade do dia-a-dia empolgante!!! aquela sensação, o que será que ele vai postar hoje???? mais uma fase está acabando, para dar espaço para outra melhor ainda, só que nem sempre a gente percebe a transição com clareza, e muito menos nos preparamos para o futuro. seus posts foram verdadeiras aulas, você conseguiu dividir conosco com criatividade, bom humor e inteligencia, o que o seu curso tinha de melhor... até as aulas chatas.. nos faziam rir.. minhanosssasenhora.... os posts online.. foram show!!! nessas 8 semanas tenha certeza, vc foi agente de transformação na vida de um monte de gente!!!! obrigada pela dedicação e pelo rico conteúdo!!!

ps.: esperamos as fotos da formatura!!!!

Nico disse...

Bom dia Allan,

Estaremos aguardando suas palestras.

Também temos que agradecer o conhecimento que você nos passou nestas 8 semanas.

Abraços e mais uma vez parabéns pelo blog.

Anônimo disse...

Caramba.
Primeiro deixa eu enxugar as lágrimas pelas suas palavras já tão saudosas hehehe.
E eu até tava pensando em escrever algo inteligente pra postar mas o Anonimo 1 matou a pau.
Só resta mesmo é agradecer por você ter deixado de descansar nesse tempo todo pra poder replicar, ou melhor, filtrar (pois filtrando saem as impurezas) as aulas pra gente.
Muito Obrigado velho!

Anônimo disse...

Allan, obrigada por ter partilhado essa experiência maravilhosa conosco!
Um ótimo retorno, nos vemos por aqui. abs Cristiane Almeida

Anônimo disse...

Parabéns Allan! E obrigada por compartilhar suas reflexões e aprendizados. Foi muito legal, eu pude acompanhar parte do que você relatou, mas o legal do blog é que podemos voltar a ele, cada um no seu tempo. A ideia do livro é sensacional, vá em frete! Bom retorno! Rosângela A.

Anônimo disse...

é triste ter que voltar a acompanhar o blog do reinaldo azevedo...

Anônimo disse...

será que ele foi abduzido???? nem uma letrinha de como foi o retorno...