Dois cases pra encerrar a primeira metade do curso. O primeiro, logística e operação da Barilla (fábrica Italiana de macarrão e outras cositas mais). A essência do problema analisado foi a tentativa da Barilla, ainda na década de 80, de implementar um sistema batizado por eles de JITD, ou Just In Time Delivery. Na prática, uma tentativa de tirar das mãos da rede de distribuição a tarefa de fazer os pedidos (e, consequentemente, programar a produção a partir destes pedidos) e colocar isso na mão da própria Barilla a partir de um sistema próprio de logística e previsão de demanda. Esta decisão foi gerada por algo que eles chamaram de Bullwhip Effect, que se tratava de uma constante e consistente variação para cima nos pedidos realizados em cada elo da cadeia de distribuição. em outras palavras, o varejo colocava o pedido pro atacadista, que aumentava o pedido quando repassava pro distribuidor, que aumentava de novo quando repassava pra fábrica. Aí a Barilla resolveu assumir essa função. Ok, até aí tudo bem. Mas conseguem imaginar a resistência que isso provocou nos "nonos" italianos que tocavam lá os seus negócios e do dia pra noite, teriam que delegar pra Barilla a responsabilidade de a propria Barilla determinar quanto ELES (os nonos) iam vender nos seus negócios. E, além disso, dentro da própria Barilla a resistência era enorme porque os representantes de vendas também perderam poder. Como sempre, o ser humano é a peça fundamental e todo mundo se esquece disso... Muito bem, o resumo da ópera é que eles não conseguiram fazer o que pretendiam como pretendiam e tiveram que adaptar o modelo criando algo intermediário, um esquema de centros de distribuição próximos dos varejistas a fim de assegurar que não haveria falta de produto (e que o produto conseguiria ser entregue rapidamente) caso as previsões da Barilla falhassem.
O segundo case foi o da Samsumg, mas esse vai ficar pra semana que vem, porque agora começa do mid-course break. E como de costume, peço desculpas aos seguidores pelo silêncio no blog até a próxima quarta, mas definitivamente, será um mais que merecido descanso. Na quarta to de volta, com folego renovado, pra segunda metade (mais um mês) do curso.
8 comentários:
Bom descanso, e até quarta.
Abraços
Allan,sem sombra de dúvidas merecido descanso... já foi metade!!!! a outra metade vai passar voando... todos os dias você nos presenteia com a qualidade da sua narrativa e com as suas experiencias inenarráveis, como essa do roger waters, obrigada por dividir quuase que online tudo (vc postou os videos logo depois do show, que puta de dedicação que vc tem com a gente, MUITO OBRIGADA)!!! Ficar 4 dias sem suas idéias vai ser dificil, mas pior vai ser quando acabar o curso!!!! mas não vamos pensar nisso agora!!! bom descanso, se cuide, sucesso pra vc e keep talking!!!
falta muito pra quarta-feira?
abçs
que folga!!! hein???... a gente aqui esperando um texto interessante pra ser lido... e nada!!!!
dá até pra ouvir os grilos cantando...
cri... cri... cri...
Já descansou??? Quero saber da SAMSUNG!!!!!
chega sexta-feira e não chega quarta...
kkkkk
Is there anybody out there?"
Just knock if you can hear me... :-)
Postar um comentário