O AMP, ou Advanced Management Program, é um programa de desenvolvimento para os chamados executivos de nível "C" das organizações (CEOs, CFOs, COOs, CIOs, etc). Outros preferem definí-lo como uma espécie de pós-MBA. Na prática, todas as Universidade de primeira linha americanas e européias têm um programa que é apresentado como o programa "TOP" das suas Escolas de Negócios.
Os currículos propostos apresentam pequenas variações, embora a metodologia empregada, aí sim, seja diversa. Outra diferença importante é na duração dos programas, variando de 4 semanas (a maioria), passando por 5 semanas (Wharton), 6 semanas (Stanford) e 8 semanas (Harvard). O critério para escolha é subjetivo e depende do interesse de cada um. Eu tentei vaga em Stanford, Wharton e Harvard. Como consegui entrar nos três, escolhi Harvard pela posição da escola nos rankings do Financial Times e da Business Week; pelo formato muito apoiado em estudos de caso, e portanto, bastante prático; pela possibilidade de imersão por um período maior no programa; e pelo nível de internacionalização dos executivos participantes, de longe o mais diversificado dentre as universidades de primeira linha.
Outra característica comum destes programas é que eles não tratam apenas de técnicas e ferramentas de gestão, mas também têm grande enfoque nos aspectos comportamentais. O ritmo de trabalho é intenso (aulas de segunda a sábado), e com forte incentivo à interação e à troca de experiência entre os participantes. A idade média dos executivos oscila entre 42 e 49 anos com 20 a 25 anos de experiência em posição de liderança (em Harvard, a média é 47 anos com 25 anos de experiência) e, em geral, são profissionais oriundos dos 4 cantos do mundo (em Harvard: 5% da Africa, 22% da Asia, 9% da Austrália/NZ, 26% da Europa, 5% da América Latina - parece que serei minoria... -, 4% do oriente médio, 26% da América do Norte e 3% de outras origens).
Em suma, o objetivo explícito do Programa é "transformar líderes em executivos globais", capazes de liderar e promover transformações na sociedade. Portanto, com um objetivo destes, a expectativa é enorme.
Nenhum comentário:
Postar um comentário